Baixada em Pauta #23: A função do farmacêutico diante da procura pelo tratamento precoce contra a Covid-19.

0000

Episódio discute aumento de vendas de remédios que compõe o chamado ‘kit Covid’ durante a pandemia, mesmo sem eficácia comprovada. Roseli Simões Barreto, diretora do Conselho Regional de Farmácia, fala sobre a função do farmacêutico em evitar compras desnecessárias e automedicação.
Você pode ouvir Baixada em Pauta no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Apesar do único método preventivo reconhecido pelas mais importantes e respeitadas autoridades em Saúde no mundo ser o uso de máscara e distanciamento social, há quem insista em fazer uso – ou recomendar – os medicamentos do chamado ‘kit Covid’: hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina.

Como reflexo, as vendas dos remédios dispararam, ainda mais que nem todos precisam de prescrição médica e podem ser comprados em qualquer farmácia do país. Os efeitos colaterais destes remédios podem, inclusive, estar levando os pacientes à fila de transplante de órgãos.
Para falar sobre o assunto, o Baixada em Pauta trouxe a diretora do Conselho Regional de Farmácia, que discutiu sobre o aumento das vendas na região. Uma farmácia em Santos chegou a fazer uma promoção para que os clientes levassem três caixas de uma vez.

Ela fala sobre o papel do farmacêutico na linha de frente da venda desses medicamentos durante a pandemia. “Não somos entregadores de caixinhas, somos profissionais do medicamento. Importante destacar que a venda destes remédios sem prescrição médica vai contra a legislação vigente”, esclarece.

Fonte: G1.