Debate sobre ingresso do Brasil na OCDE marca abertura do 6º Fórum Nacional de Controle

cgu

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, na última quinta-feira (11/8), a 6ª edição do Fórum Nacional de Controle. Na cerimônia de abertura, representantes do TCU, do governo federal e de organismos internacionais falaram sobre as novas perspectivas de governança pública aplicada ao controle externo. A possibilidade de ingresso do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também esteve em discussão. O evento é coordenado pelo ministro Augusto Nardes.

Durante o encontro, que ocorre desde 2017, gestores públicos discutiram estratégias e ações para uma Administração Pública mais eficiente. Na abertura, estiveram presentes o vice-presidente Bruno Dantas, no exercício da Presidência, os ministros Augusto Nardes e Jorge Oliveira, e o ministro-substituto Marcos Bemquerer, além dos titulares do Ministério das Relações Exteriores, Carlos França, e da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Em sua fala inicial, o ministro Bruno Dantas ressaltou que a Corte de Contas trabalha com o propósito de assegurar o bom funcionamento da gestão pública. Dantas afirmou que “apoiar a boa governança é fomentar o uso regular e eficiente dos recursos, o que fará com que existam cada vez menos falhas a serem identificadas nas fiscalizações”.

embaixador Carlos França destacou a importância da atuação do TCU junto aos gestores, o que resulta em políticas públicas mais eficientes. “Isso é o que a população espera desta Casa e do Poder Executivo”, observou. França lembrou, ainda, que o Brasil tem realizado importantes reformas e participado de comitês da OCDE que orientam quanto à adoção das melhores práticas de gestão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on skype
Share on pinterest

Deixe um comentário:

Skip to content