Você está visualizando atualmente ALPB debate implantação do PCCR da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

ALPB debate implantação do PCCR da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (21), no plenário “Deputado José Mariz” para debater a construção e implementação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. O evento proposto pelo deputado Sargento Neto reuniu lideranças, oficias e praças das duas corporações nas dependências da “Casa de Epitácio Pessoa”.

Na justificativa para a realização da sessão especial, o deputado admitiu que ao longo das últimas décadas, as corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, compondo os demais agentes públicos de segurança do Estado da Paraíba, têm avançado em termos estruturais, nas logísticas operacionais e aparelhamento tático.

Ele destacou a importância da implantação do PCCR para beneficiar a categoria, afirmando que todas as associações representativas da polícia e dos bombeiros discutiram para propor ao Governo do Estado a imediata implantação do PCCR, “que, segundo ele, nada mais é do que valorizar uma das polícias mais bem avaliadas do Brasil”.

O deputado Wallber Virgolino afirmou que o debate vai permanecer na Casa com a finalidade de propor melhorias. “É uma bandeira nossa aqui na Casa e entendemos que a valorização do profissional sempre é boa, pois oxigena a tropa. A Assembleia está de parabéns por abrir as portas da Casa para recepcionar os guerreiros e guerreiras da polícia”, disse o parlamentar.

Para as lideranças de classe, o PCCR é de fundamental importância, não só para os membros das corporações militares, mas também para a própria sociedade civil. “É preciso ver o policial ou o bombeiro militar como um cidadão, que arrisca sua vida todos os dias. E ele precisa ter um mínimo de motivação e o mínimo de estímulo. E esse projeto adequa a legislação às necessidades que ele necessita para continuar cumprindo com o seu dever sob a égide de uma legislação moderna e mais justa”, justificado o coronel Francisco, presidente do COPM.

O coronel Castro, presidente da Caixa Beneficente, pontuou que o PCCR é um projeto que está sendo elaborado com a participação de todas as entidades representativas dos oficiais, praças e inativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Estamos trabalhando a várias mãos, para que este projeto seja o melhor possível para todos nós e a sociedade. Depois ele será enviado ao Governador do Estado, a quem cabe encaminhá-lo para análise a aprovação do Poder Legislativo”, explicou.

Também participaram da sessão os deputados Fábio Ramalho e George Morais; vereador Coronel Sobreira, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; o presidente da Associação dos Inativos da PM e BM, Coronel Marqui; o subtenente Wellington, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM e BM; e o sargento Hélio, presidente da União dos Militares Estaduais da Paraíba (UMESP).

ALPB